Dia 03/07/2014 o tão esperado dia! Após a cirurgia passei um pouco mal, vomitei algumas vezes, no início estava com enxaqueca e sem óculos, o que piorou a dor, e depois de quase 2 dias sem comer nada, me levaram o jantar: arroz, mandioquinha, carne refogada e sopa. Achei um pouco estranho, pensei que seria apenas líquido, ou algo mais suave, mas enfim, não deu outra, passei mal de novo. Só consegui melhorar quando já era de madrugada após tomar chá de erva-doce e comer 3 bolachas maisena. No dia seguinte me levaram café da manhã normal, com café com leite, pão, requeijão, geleia e banana; almoço: arroz, feijão, frango desfiado com salsinha, mandioquinha, suco de goiaba e gelatina, consegui comer de tudo e não tive nenhuma reação.
Uma coisa que achei estranho, ao voltar da cirurgia estava morrendo de vontade fazer xixi e depois de um tempo me falaram que eu estava com sonda, ela incomoda um pouco, mas não machuca, nem mesmo na hora de removê-la, eles retiram um líquido que fica na pontinha do caninho que fica no canal da uretra que faz com que ela não saia de lá, mas não sente nada, só um alívio quando retiram o caninho, ele é da largura de um canudo e é de borracha bem maleável.
Após o almoço sentei pela primeira vez, não tive tontura, apenas um pouquinho de incomodo nos pontos, sai da cama, sentei no sofá, andei um pouco pelo quarto e fui tomar banho, foi simples assim!
A melhor notícia foi quando meu médico disse que se surpreendeu, pois não encontrou absolutamente nada de endometriose, as aderências, o ovário que estava preso ao intestino, estava tudo normal! Creio que alcancei um milagre, pois não fazia nem 1 mês que havia feito os exames e constava a endometriose. Glória a Deus!
Difícil foi entrar no táxi pra voltar pra casa, muito medo de estourar os pontos -essa foi minha primeira cirurgia- o motorista veio um pouco rápido e prefiro nem lembrar dos trancos ao passar pelas lombadas, doía, mas nada insuportável.
Vamos a alguns detalhes:
SENTAR: não consegui sentar com as costas retas, tinha que ficar curvada pra frente pra não doer muito, era mais fácil ficar de lado com as costas apoiadas em muitos travesseiros e pra levantar era uma manobra, pois tinha que ir bem devagar, nem tanto pela dor, mais por medo de abrir os pontos.
DORMIR: foi complicado, tive que dormir dois dias praticamente sentada, porque doía ao contrair os músculos ao levantar, dormi no sofá mesmo, porque era menos largo que a cama e foi mais fácil para levantar. No terceiro dia dormi na cama, com dois travesseiros, não aguentava mais dormir de barriga pra cima e tentei deitar de lado, doeu um pouco, mas depois melhorou.
TOSSIR: parecia que ia estourar tudo por dentro, mas um enfermeiro me disse que ao tossir era melhor colocar a mão na barriga, pra evitar algum dano, sobrevivi(rs).
IR AO BANHEIRO: tentei aguentar ao máximo, por medo de fazer força e doer, mas não doeu, a parte mais difícil é se limpar, pois dói ao virar, mas devagar dá pra fazer o serviço bem feito.rs
TOMAR BANHO: doeu um pouco ao tirar as roupas, mas nada ao molhar os pontos, pior parte é se secar e colocar o soutien, já que tem um corte um pouco abaixo de onde fica a costura, mas dá pra levar numa boa.
CURATIVOS: retirei os do hospital no dia seguinte no banho, limpei com sabonete e como tinha também RIOHEX2%, usei. Os enfermeiros pediram para deixar aberto, sem nenhum curativo para secar mais rápido, os pontos estavam bem limpinhos, sem nenhuma secreção, ao todo foram 5 furos: um no umbigo, dois do lado direito do abdome, um do esquerdo e um 5 dedos sobre o umbigo.
COMIDA: o médico não restringiu nada, apenas falou pra evitar fritura e comida gordurosa.
REMÉDIOS: um anti-inflamatório(por três dias), lisador em gotas(45 gotas de 6 em 6hs por 5 dias) - nenhuma vez precisei tomar as 45 gotas, pois não tinha dores fortes, tomei somente por 2 dias, depois não vi a necessidade de continuar- e luftal(40 gotas de 6 em 6hs) -tomei por 2 dias, pois descobri uma receita natural que me ajudou muito mais (leite de aveia! no próximo post escrevo a receita e como estou tomando)-, anti-biótico tomei apenas uma dose no hospital mesmo.
DIA A DIA: não conseguia ficar só deitada, lavava algumas peças de louça quando sujava, cometia algumas extravagâncias, comi brownnie com cobertura de chocolate 2 vezes, fiquei com medo de dar alguma reação, dizem que ao comer gordura sem ter a vesícula dá diarreia e dor, mas não deu, comi sorvete também., o que percebi é uma dor no estômago. Minha mãe tem feito a comida com o mínimo de óleo, quase todo dia como sopa ao menos uma vez, substitui o leite de vaca pelo leite de aveia, e inclui chá de maça(que vou criar um post só pra ele depois).
RETORNO: os médicos pediram para retornar em dias e se os pontos não caírem, eles tirarão.
Aproveitei essa nova fase da minha vida para iniciar meu emagrecimento o qual vinha adiando há muuuito tempo. Compartilharei com vocês meu cardápio, dicas e receitas!!!
Até o próximo post!!! Bjs
* * * * * * * * * * * * *
Já conhece o canal Proezas da Naty no youtube? Acesse e se inscreva:
Dicas de moda, beleza, customização e confecção de acessórios e muito mais!!!
* * * * * * * * * * * * *