terça-feira, 8 de julho de 2014

Pós - videolaparoscopia - Retirada da Vesícula e Endometriose(?)

http://www.bahiagastrocenter.com.br/?page_id=55


Dia 03/07/2014 o tão esperado dia! Após a cirurgia passei um pouco mal, vomitei algumas vezes, no início estava com enxaqueca e sem óculos, o que piorou a dor, e depois de quase 2 dias sem comer nada, me levaram o jantar: arroz, mandioquinha, carne refogada e sopa. Achei um pouco estranho, pensei que seria apenas líquido, ou algo mais suave, mas enfim, não deu outra, passei mal de novo. Só consegui melhorar quando já era de madrugada após tomar chá de erva-doce e comer 3 bolachas maisena. No dia seguinte me levaram café da manhã normal, com café com leite, pão, requeijão, geleia e banana; almoço: arroz, feijão, frango desfiado com salsinha, mandioquinha, suco de goiaba e  gelatina, consegui comer de tudo e não tive nenhuma reação.

Uma coisa que achei estranho, ao voltar da cirurgia estava morrendo de vontade fazer xixi e depois de um tempo me falaram que eu estava com sonda, ela incomoda um pouco, mas não machuca, nem mesmo na hora de removê-la, eles retiram um líquido que fica na pontinha do caninho que fica no canal da uretra que faz com que ela não saia de lá, mas não sente nada, só um alívio quando retiram o caninho, ele é da largura de um canudo e é de borracha bem maleável. 

Após o almoço sentei pela primeira vez, não tive tontura, apenas um pouquinho de incomodo nos pontos, sai da cama, sentei no sofá, andei um pouco pelo quarto e fui tomar banho, foi simples assim!

A melhor notícia foi quando meu médico disse que se surpreendeu, pois não encontrou absolutamente nada de endometriose, as aderências, o ovário que estava preso ao intestino, estava tudo normal! Creio que alcancei um milagre, pois não fazia nem 1 mês que havia feito os exames e constava a endometriose. Glória a Deus!

Difícil foi entrar no táxi pra voltar pra casa, muito medo de estourar os pontos -essa foi minha primeira cirurgia- o motorista veio um pouco rápido e prefiro nem lembrar dos trancos ao passar pelas lombadas, doía, mas nada insuportável. 

Vamos a alguns detalhes:

SENTAR: não consegui sentar com as costas retas, tinha que ficar curvada pra frente pra não doer muito, era mais fácil ficar de lado com as costas apoiadas em muitos travesseiros e pra levantar era uma manobra, pois tinha que ir bem devagar, nem tanto pela dor, mais por medo de abrir os pontos.

DORMIR: foi complicado, tive que dormir dois dias praticamente sentada, porque doía ao contrair os músculos ao levantar, dormi no sofá mesmo, porque era menos largo que a cama e foi mais fácil para levantar. No terceiro dia dormi na cama, com dois travesseiros, não aguentava mais dormir de barriga pra cima e tentei deitar de lado, doeu um pouco, mas depois melhorou.

TOSSIR: parecia que ia estourar tudo por dentro, mas um enfermeiro me disse que ao tossir era melhor colocar a mão na barriga, pra evitar algum dano, sobrevivi(rs).

IR AO BANHEIRO: tentei aguentar ao máximo, por medo de fazer força e doer, mas não doeu, a parte mais difícil é se limpar, pois dói ao virar, mas devagar dá pra fazer o serviço bem feito.rs

TOMAR BANHO: doeu um pouco ao tirar as roupas, mas nada ao molhar os pontos, pior parte é se secar e colocar o soutien, já que tem um corte um pouco abaixo de onde fica a costura, mas dá pra levar numa boa.

CURATIVOS: retirei os do hospital no dia seguinte no banho, limpei com sabonete e como tinha também RIOHEX2%, usei. Os enfermeiros pediram para deixar aberto, sem nenhum curativo para secar mais rápido, os pontos estavam bem limpinhos, sem nenhuma secreção, ao todo foram 5 furos: um no umbigo, dois do lado direito do abdome, um do esquerdo e um 5 dedos sobre o umbigo.  

COMIDA: o médico não restringiu nada, apenas falou pra evitar fritura e comida gordurosa.

REMÉDIOS: um anti-inflamatório(por três dias), lisador em gotas(45 gotas de 6 em 6hs por 5 dias) - nenhuma vez precisei tomar as 45 gotas, pois não tinha dores fortes, tomei somente por 2 dias, depois não vi a necessidade de continuar- e luftal(40 gotas de 6 em 6hs) -tomei por 2 dias, pois descobri uma receita natural que me ajudou muito mais (leite de aveia! no próximo post escrevo a receita e como estou tomando)-, anti-biótico tomei apenas uma dose no hospital mesmo. 

DIA A DIA: não conseguia ficar só deitada, lavava algumas peças de louça quando sujava, cometia algumas extravagâncias, comi brownnie com cobertura de chocolate 2 vezes, fiquei com medo de dar alguma reação, dizem que ao comer gordura sem ter a vesícula dá diarreia e dor, mas não deu, comi sorvete também., o que percebi é uma dor no estômago. Minha mãe tem feito a comida com o mínimo de óleo, quase todo dia como sopa ao menos uma vez, substitui o leite de vaca pelo leite de aveia, e inclui chá de maça(que vou criar um post só pra ele depois).

RETORNO: os médicos pediram para retornar em  dias e se os pontos não caírem, eles tirarão.

Aproveitei essa nova fase da minha vida para iniciar meu emagrecimento o qual vinha adiando há muuuito tempo. Compartilharei com vocês meu cardápio, dicas e receitas!!!

Até o próximo post!!! Bjs

*        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *       
Já conhece o canal Proezas da Naty no youtube? Acesse e se inscreva:
Dicas de moda, beleza, customização e confecção de acessórios e muito mais!!!      
*        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *        *

4 comentários:

  1. Ola Naty vi que realizou a cirurgia com Dr Marcos,passei em consulta hoje e o meu caso TB , Endometriose no intestino e miomas ,o que achou e qual hospital realizou?bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz no Metropolitano na Lapa, achei o anestesista um grosso, meu braço todo ficou doendo por dias, mas a equipe em si foi maravilhosa, tem um gás que eles utilizam para inflar o abdome enquanto fazem a video e muitos não se dão ao trabalho de removê-lo, pois dizem que "sai naturalmente", porém ouvi de muita gente que a dor causada por esse gás é imensa e dura por dias, eu vim pra casa no dia seguinte à cirurgia, em 1 semana já estava cozinhando e em 15 dias voltei ao trabalho, a dor foi horrível qnd desci do ônibus parecia que minha barriga iria estourar, mas não estourou...rs Mas agradeço a Deus por td que fez por mim, pois embora os exames contaram endometriose, na cirurgia o médico não encontrou meus órgãos grudados, inclusive nos exames o intestino estrava comprometido e o médico me disse que eu jamais iria ter filhos pq precisaria remover td, mas depois da cirurgia as dores foram embora, não precisou remover absolutamente nada, estava td normal, então só posso dizer que alcancei um milagre! Acredite e tenha fé que Deus pode fazer um milagre e ainda que passe pela cirurgia te dê um restabelecimento maravilhoso e as dores nunca mais voltem a fazer parte da sua vida! Bjs fica com Deus!!!

      Excluir
    2. Oi Naty que ótimo que está tudo bem e curada!Que pena sobre o anestesista sempre tem um né mas você tomou só a geral ou a rack tb?
      O Dr Marcos também disse isso que quando abre pode ser totalmente diferente e talvez nem mexa no intestino .Gostei bastante dele
      E quanto ao hospital metropolitano o que achou ?,pois o médico deu preferência a esse ,mas estou com receio de fazer por lá pois vi muitas reclamações na internet ,e tb fui até lá mas não gostei do atendimento na recepção muito bagunçado e não deixaram conhecer as instalações. Obrigada pela respostas!Bjs Dani

      Excluir
    3. O Metropolitano foi bem complicado, cheguei pra fazer a cirurgia e disseram que não era certeza que o convênio não tinha liberado, mesmo após ligar várias vezes pro convênio e informarem estar td certo. Cheguei a ficar 2 vezes internada antes da cirurgia e tive muitos problemas, mas eu não tinha como ir pra outro, devido a distância. Eu tomei a anestesia geral. Que dê td certo pra vc, flor, estarei orando pra dar td certo!!! Bjs

      Excluir